A importância da manutenção preventiva para a segurança dos edifícios

As edificações possuem vida útil e a falta de manutenção predial preventiva pode colocar em risco a vida dos moradores. Há casos em que a ausência da manutenção se deve, principalmente, pela negligência dos proprietários dos imóveis, o que pode acarretar graves consequências. A manutenção não pode ser encarada de forma emergencial.

A negligência pode ser constatada em edificações que não deixam em dia sua manutenção preventiva. Isso ocasiona muitos transtornos e gera custos em intensivos serviços de recuperação ou construção de novas edificações. Devido ao grande número de edifícios, é necessária a manutenção principalmente em instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de incêndio.

Além dos aspectos de qualidade e uso dos condomínios, é necessário ficar atento ao quesito financeiro, pois a manutenção tem o propósito de evitar danos futuros que possam exigir investimentos em grande escala dos proprietários. Quando alguns prédios se encontram em fase de degradação predial, reformas que ultrapassam o orçamento do condomínio são exigidas, sendo que o mesmo valor poderia ser investido em pequenas parcelas ao longo do tempo, atendendo à necessidade de cada morador.

Sendo assim, é preciso estabelecer um sistema de manutenção predial preventiva que consiga repor os sistemas deteriorados ao mesmo tempo em que prolongue a vida útil dos edifícios por meio de serviços periódicos. Há no mercado várias empresas que prestam esse tipo de serviço, porém é necessário um plano de ação feito com os proprietários e síndicos dos empreendimentos junto ao profissional, identificando os desgastes, aspectos de qualidade e uso do condomínio para elaboração de um laudo para cada edificação avaliada.

Estudos constatam que 66% das prováveis causas e origens dos acidentes em edificações com mais de 10 anos estão relacionados à deficiência com a manutenção, perda precoce de desempenho e deterioração acentuada.

No Grupo Lemes visamos sempre destacar para nossos clientes ou novos proprietários e síndicos dos empreendimentos residenciais e comerciais a importância da manutenção predial preventiva, junto com as ações técnicas e administrativas. Com o aumento das construções, a preocupação com a segurança dos moradores não pode ser deixada em segundo plano.

 

Gustavo Vidichosqui é diretor-técnico da Lemes Manutenção de Residências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *