Renovação da Capela de Santa Luzia, no Complexo Matarazzo.

Fundada em 1922, a Capela está passando por uma recomposição com a promessa de que terá toda sua magnitude arquitetônica de volta. Mas o mais impressionante dessa obra é que ela está localizada no coração da luxuosa Cidade Matarazzo, localizada na Bela Vista, no antigo “Hospital Umberto I”.

Um marco na história de São Paulo, (que na época era o centro da imigração italiana no Brasil) foi o empreendimento inovador realizado por Francesco Antonio Maria Matarazzo juntamente com sua esposa Filomena (que vieram em 1881) iniciaram um empreendimento inovador, e agora foi adquirido pelo grupo Allard. A Capela possui fachada neoclássica em amarelo Sienna, que imita o mármore, seguindo a técnica milenar Scagliola, muito usada na Itália.

O prédio da Capela estava abandonado a cerca de 20 anos, foi um projeto de Giovanni Batista Bianchi (1885-1942), atualmente passará por um processo de restauração de conservação em duas etapas:

  1. A intocável capela ficará praticamente suspensa sobre um estacionamento subterrâneo que contarão com feixes estratégicos no terreno dando assim continuidade para o próximo passo que será a escavação.
  2. Conservação completa: pintura das paredes, objetos originais, imagens sacras, mobiliário entre outras coisas.

 

Foto divulgação - CidadeMatarazzo.com.br

Lembrando que a inauguração completa da Cidade Matarazzo para o público está prevista para julho de 2019. A obra da revitalização completa de uma área de aproximadamente 27 mil m² possuirá um hotel 5 estrelas, apartamentos residenciais, suítes hoteleiras, restaurantes, cinemas e mais projetos paisagísticos inspirados no estilo de vida brasileiro.

Foto 2 divulgação - CidadeMatarazzo.com.br

Foto 3 divulgação - CidadeMatarazzo.com.br

(Fontes: Cidade Matarazzo, Arquidiocese de São Paulo e D Legend)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *