Impressão 3D: O futuro da mão de obra na construção civil

Quanto sua obra pode se desenvolver em exatamente 24 horas? Um dos principais fatores que definem o prazo de um projeto é a quantidade de mão de obra envolvida. Quanto mais pessoas trabalhando, mais rápido a obra será concluída. Desde o piso até o acabamento, tudo é realizado manualmente, principalmente no Brasil, um dos países que mais contrata profissionais na área da construção civil.

Praticamente como um desafio a essa lógica, a startup americana Icon (do ramo de tecnologia de construção) produziu uma casa de 60 m² em menos de um dia utilizando a impressora 3D Vulcan! Durante o South By Southwest (um importante festival anual de cinema, tecnologia e música que ocorre em Austin, nos Estados Unidos), a empresa exibiu essa novidade ao público. O custo para construir a casa foi de aproximadamente 10 mil dólares, mas o fundador da empresa pretende reduzir esse valor para apenas 4 mil dólares, cerca de aproximadamente R$ 16 mil.

 

Em um projeto junto com a ONG New Story, o próximo passo da Icon será construir 100 casas em El Salvador, e logo após levar a iniciativa para outros países de baixa infraestrutura utilizando essa tecnologia. O aparelho é capaz de entregar sala, cozinha, quarto, banheiro e varanda, ou seja, todos os acabamentos e o telhado ficarão por conta dos demais colaboradores da obra. Atualmente, a Icon está arrecadando um financiamento (por meio de uma plataforma online) para realizar essas obras em El Salvador. A meta é obter 400 mil dólares.

Para comprovar a segurança da construção, o fundador da empresa, Jason Ballard, usará um escritório construído com essa tecnologia. Dentro dele, pretende instalar equipamentos parar monitorar as características do ar, e assim garantir que não haverá nenhum odor que incomode quem residir dentro do imóvel. Ballard será a prova viva de que seu investimento funcionará.

Siga-nos no Facebook: fb.com/revistaconstruiredecorar
Gostou da matéria? Clique aqui e confira ela na íntegra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *